10 melhores discos de fossa_parte 02

Por: Leonardo, El Braseiron

Ao som de: Nervos de Aço_Paulinho da Viola_Nervos de Aço

Continuando, o restante da lista dos melhores albuns para curtir ao ser “pénabundeado”

06 – Summerteeth – Wilco (1999)

Wilco_Summer_Teeth_large

Isso aqui é a formula perfeita para misturar Neil Young e Beatles, melodia e folk ou ainda, como falar de amor sem parecer piegas.Terceiro albúm da banda norte americana mais alt-country que existe, melodias singelas e perfeitas regadas a letras cheias de lirismo e rancor apaixonado.O disco abre com a belíssima Can’t Stand it” com guitarras leves e teclados setentistas. A letra é antagônica pois se por um lado diz que “nenhum amor acontece por acaso”, também diz que “nossas orações não serão ouvidas novamente”. Talvez sejam a mesma coisa.A segunda faixa é a lindíssima “She’s a Jar”;balada de  romantismo dilacerado e contagiante, impregnada de metáforas e com uma harmônica de partir o coração em duas partes. Jeff Tweedy, o líder da banda, assume que “quando eu esqueço como falar, eu canto”. E ele canta bem.A terceira faixa é a onisciente e realista “A shot in the arm”;pianos e teclados conduzem essa linda canção em que Jeff diz que “talvez tudo que eu precise seja de um tiro no braço, algo em minhas veias”. Cortante, afinal, ela mudou e não é a mesma pessoa que era antes, quando ele a conheceu. Já aconteceu com vocês, caros amigos?
O disco podia parar por aí mas ainda tem as soberbas “ELT”,”We’re just friends”(título auto explicativo),”My darling” e a sensacional “Via Chicago” na canção  mais country  do cd, Jeff começa dizendo “eu sonhei que matava você novamente esta noite, e me senti bem”. Todos os artistas ‘sertanejos’ deveriam ouvir isso e terem vergonha de si mesmos.Numa avaliação pessoal este é um dos discos preferidos deste amigo que vos fala e pra surpresa de todos a característica que mais emprego a ele é a alegria!…è uma arma perigosa.
 
07 – Heaven and Hell – Black Sabbath (1980)

heaven-and-hell

Que diabos de fossa é essa você deve estar se perguntando?(esse cara é maluco de pedra você pensou depois). É a fossa que o Ozzy estava depois de levar um pé na bunda do Tony Iommi e vê-lo ao lado de Dio lançar um dos melhores álbuns do Sabbath, oras.Ideal também pra transformar aquela paixonite corrompida em ódio brutal.E ai tome “Children of the sea”,”Heaven and Hell”,”Die Young” e “Lonely is the word”.Pensando bem o capeta pode ser uma boa companhia nestas horas difícéis né? 

08 – Today  – Galaxie 500 (1988)

Galaxie_500_-_Today

A banda indie por excelência; guitarras noise adicionadas a melodias doces e sonhadoras que fazem voce acreditar que alguma coisa poderá ser feita a respeito.Mas aí vem “Flowers” e tudo o que passa em sua cabeça são lembranças dolorosas e palavras rudes.A banda acabou camarada, assim como aquele amor que ficou pra trás…
 
09 – A river ain’t too much to love  – Smog (2005)

medium_smog_a_river_aint_too_much_to_love_md

Smog é o condinome por detrás de Bill Calahan, um desses trovadores folk-blues-country que de tempos em tempos surgem pra nos brindar com suas canções cheias de lirismo e dor.Pra ser ouvido naquele boteco sujo com a luz baixa e a cabeça alta.”A river ain’t too much to love” foi lançado logo após o fim do relacionamento de Bill com a também cantora Cat Power.Em sua homenagem Bill comôs este verdadeiro tratado sofre como dizer adeus a alguem que não se quer que vá embora.A pergunta que deve estar em sua cabeça agora é: Terá a doce Cat se sensiblizado com o disco e retornado para os braços de nosso amigo Bill?Obviamente que ela se enrolou com algum motoqueiro chauvinista que arrota e peida na frente dela e fodeu com o coração de nosso pobre amigo.Pobre Bill…
 
10 -13 – Blur (1999)
blur

Em 1998 Damon Albarn voclaista e letrista do Blur (a melhor banda de britpop) levou um puta pé na bunda da namorada Justine Frischiman,vocalista do mediano Elastica e quando foi lançar o sexto album do Blur o assunto pras letras do disco foi só um:a fatídica dor de cotovelo que o cara sentia a ocasião.Está tudo exposto lá: a doçura e amabilidade de Justine na perfeita “Tender”, que conta com a participação do coral de Londres, a rotina cotidiana do casal em “Coffee and TV” (aquela do clip com a caixinha de leite),a dor e desespero após a queda em “No distance left to run”.Justine comentou a época que quando ouviu o disco teve vontade de vomitar.URGH!
 
Braseiro, quase 25, faz questão de levar um pé na bunda todo fim de semana só pra ouvir todos esses discos de novo, de novo e de novo…

9 responses to this post.

  1. Posted by Lucas Bonachovski on 30 de maio de 2009 at 8:27 AM

    Heaven and Hell foi foda…o Ozzy deve ter sofrido as dores desse pé na bunda durante muito tempo, mais do que se a Sharon tivesse saido fora e deixado ele na mão.

    Se me permite uma sugestão…Nervos de Aço, do Paulinho da Viola ou Cartola II, do Cartola (dããããã) caberiam tranqulamente nessa lista.

    “Você sabe o que é ter um amor meu senhor
    Ter loucuras por uma mulher
    E depois encontrar esse amor, meu senhor
    Nos braços de um outro qualquer”

    kkkkkkkkkkkkkkk…ai dói tudo, até o cotovelo…rsrsrsrsrs

    Responder

  2. Posted by Lara on 2 de junho de 2009 at 7:00 AM

    Mesmo tendo a quase certeza de que Braseiro é um ser do imaginário coletivo de vocês. Mesmo depois de ficar encafifada com esse ser misterioso que frequenta os mesmos ambientes mas, misteriosamente, nunca está presente; e ficando realmente preocupada com essa insana criação de meu querido Lucas e meu irmão Neimar com confirmação de toda aquela galera devo dizer que essa lista está sob medida para meu pobre coração partido. Existindo ou não Braseiro tem o meu respeito após tão perfeita listagem…

    Responder

  3. Posted by Brasas on 2 de junho de 2009 at 7:18 AM

    EU NÃO EXISTO…bom,pel
    o menos não até as 06:00…hehehe

    Responder

    • Posted by Lara on 3 de junho de 2009 at 6:52 AM

      Bom Braseiro (se é ele mesmo quem está escrevendo) eu acho que você não existe, nem antes e nem depois das 06:00. Penso que Lucas, Mestre e Neimar te criaram depois de doses cavalares de Mutamba…de qualquer forma… foi uma criação inteligente depois dessa listagem… Continue com coisas assim e não deixe que os meninos te esqueçam ou viram pessoas sérias demais senão vc pode acabar na Mansão Foster para amigos imaginários….

      Responder

  4. Posted by Brasas on 3 de junho de 2009 at 8:51 AM

    Cacildes…me transformei no Tyler Durden da galera…que fim decrépito!…bom pra te provar como existo te faço um pedido…me descole um canto ae na tua casinha muito loca pra mim armar minha barraca no FICA que vc vai ver como eu sou de carne,osso e canções!

    Responder

  5. Posted by Lara on 4 de junho de 2009 at 5:51 AM

    Está descolado Braseiro! Mi casinha tu casinha, Neimar vai pra lá, eu estarei lá (espero não ter que amargar uns dias de FICA no Clube da Cachaça olhando para o Paulista) escutaremos muito samba, muito Raul, muitas coisas legais e conhecerei o incrível Brasa’s, cara!! que emoção, vai ser um ícone na minha vida Vilaboense!!

    Responder

  6. Posted by Lara on 4 de junho de 2009 at 5:57 AM

    Lucas, meu amor querido…acrescento nas suas sugestões o disco DOIS da Legião só por causa de acrilic on canvas…já ouviu??? Acho que vc iria se identificar..eu me identifiquei…hahaahahahaha

    Responder

  7. Posted by Brasas on 4 de junho de 2009 at 7:56 AM

    Uhuuuuuuuuuu…valeu mesmo guria…manterei contato…do Dois também indico “Andréa Dória” que é a mais bela música de fossa já feita por Renato Manfredini…”As vezes parecia que de tanto acreditar em tudo o que achávamos tão certo…” ai ai…

    Responder

  8. Posted by Lucas Bonachovski on 7 de junho de 2009 at 9:41 AM

    Legião por Legião, e fossa por fossa, fico com todo o “A Tempestade”, que é o cd de fossa primordial do Legião Urbana…tem fosse de relacionamento, fossa de morte, de doença, de criar filhos sozinhos…enfim…fossa pra todos os gostos e momentos…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: