John Hugues: O melhor diretor de cinema de todos os tempos!

por Leonardo, The great show man!!!

Ao som de:  Doctor, Doctor_Magic Bus_The Who

hughes2

Pra quem  tem menos de 22 anos a década de 80 foi o paraíso do mau gosto; regado a muito tecnopop,ombreiras,babados e cubos mágicos.Para mim é a época saudosa em que a vida mais parecia uma eterna comédia passada em uma High School de Chicago, com tipos tão figuras quanto cativantes como Ferris Bueller, Samantha Baker,John Bender,Lisa a mulher nota 1000 e o tio Buck.
 
John Hugues já foi chamado de filósofo da puberdade, pois o maior atrativo de seus filmes é a ausência de preocupações existenciais.Flertando por Chicago ou perambulando por alguma universidade seus personagens nunca pensavam na vida.Aliás, só pensavam em como aproveitar ela: seja se apaixonando platonicamente,transando, inventando a mulher perfeita,ou roubando uma ferrari só pra dar um rolé na city. E é justamente nesse riso inconseqüente, nesta banalidade inspirada que reside seu maior charme, afinal a vida deve sim ser levada a sério; deve sim ser repensada; mas em determinados momentos devemos nos entregar a aquela idílica ignorância que nos faz ser o que somos: um bando de macacos pelados fazendo conjecturas sobre a vida, o universo e tudo mais. E nesse quesito John Hugues é mestre, afinal o dia tem 24hrs, você passa 2 assistindo a algum filme dele e as outras 22 você pode dividir entre Bergman, Antonioni,Russel e Dostoievski.

ferris%20bueller
 
No início dos anos 90, Hughes e seus heróis haviam mergulhado no ostracismo. Evaneceram-se, lentamente, no limbo dos coadjuvantes despercebidos e levaram consigo, intocado, todo o frescor de nossa recente infância e adolescência.Pra um que de nostalgia e apresentação para os menores de 22 vai aí um breve currículo do cara:
 
Sixteen Candles (Gatinhas e Gatões) – 1984

Samantha Baker (Molly Ringwald), é uma adolescente que está completando 16 anos, sonha em namorar um colega que infelizmente namora uma linda jovem. Além disso, em virtude do casamento de sua irmã mais velha seu aniversário é totalmente esquecido e, como desgraça pouca é bobagem, um garoto começa a assediá-la de forma inconveniente.
Traz o “rosto” dos anos 80, a ruivinha Molly Ringwald que fez também Clube dos Cinco.Repare no coadjuvante Long Duk Dongte um estudante de intercambio que vem passar um tempo na casa de Samantha; e na estréia de John Cusack fazendo um nerd azarado, hilário.
 
Breakfast Club (Clube dos 5) – 1985

Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, tendo de escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, enquanto o dia transcorre passam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles.
Filme mais cabeça de Hugues, se assim se pode dizer…hehehe…se passa inteiro dentro da escola e merece destaque a cena em que os cinco estudantes carburam um charro enquanto o diretor da escola está na sala ao lado,muito loucos eles dão trela e percebem que sim,eles tem algo em comum.
 
Weird Science (Mulher nota 1000) -1985

Dois adolescentes nerds criam no computador o que eles consideram ser a mulher perfeita. O que eles não contavam era que uma tempestade fizesse com que a criação deles ganhasse vida. É a cara dos anos 80 este filme, com a gatíssima Kelly Le Brock (a Dama de Vermelho) e o ator preferido de Hugues, Anthony Michael Hall que também faz Clube dos cinco e Gatinhas e Gatões.
 
P.S. NERD: O nome da personagem de Kelly LeBrock foi inspirado no nome do 1º computador pessoal com interface gráfica, o Lisa, lançado pela Apple em 1983.Mas o computador de Wyatt é um Memotech MTX512.
 
Ferris Bueller’s Day Off (Curtindo a vida Adoidado) – 1986

Indefectível, presente no imaginário coletivo ou “onde você esteve nas tardes dos últimos 23 anos?” · 
No último semestre do curso do colégio, estudante (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com a namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor (Jeffrey Jones) do colégio e de sua própria irmã (Jennifer Grey).
Após o término dos créditos finais, Matthew Broderick reaparece como Ferris Bueller e, olhando para a câmera, diz “You’re still here? It’s over! Go home.” (em português, “Você ainda está aí? Acabou! Vá para casa.”).SAVE FERRIS!
 
 Uncle Buck (Quem vê cara não vê coração) – 1989

 

 

 

 

Buck Russell (John Candy) tem uma grande reputação na família, a de ser muito louco e atrapalhado. Após muita relutância, sua cunhada concorda em deixar por alguns dias os filhos com o tio solteirão, que passa maus bocados com as crianças.
Disparado o filme mais engraçado da lista; John Hugues e sua mania boa de criar personagens memoráveis.Destaque para a cena em que Buck espanca um palhaço bêbado e mostra sua machadinha para  o namorado da sobrinha adolescente. É de se rolar de rir, literalmente.

P.S. Pra quem se interessou Hugues, também escreveu os roteiros de “A garota rosa shocking” também com Molly Ringwald, “Alguém muito especial” com Eric Stoltz além dos clássicos “Esqueceram de Mim” 1,2 e 3.

4 responses to this post.

  1. Posted by elisa on 28 de maio de 2009 at 8:48 AM

    faltou a trilha sonora dos anos 80 tb… =0

    Responder

  2. Posted by Brasa on 28 de maio de 2009 at 11:51 AM

    Ok Elisa, o próximo será um sobre A-HA,Spaundau Ballet,Depeche Mode,Europe,New Order,Kim Carnes,Cindy Lauper,Menudo,Human League e A Flock of Seaguls,Dominó,Patrick Hernandez,Kate Bush,Eurythimics,Fine Young Canibals e Polegar…hehehe

    Responder

  3. Posted by elisa on 28 de maio de 2009 at 3:31 PM

    urruuuu!!!

    Responder

  4. Posted by Lucas Bonachovski on 30 de maio de 2009 at 8:13 AM

    Caralho, já não bastasse as roupas dos personagens dos filmes do Hugues, teremos que aguentar um post só sobre as músicas dos anos 80…rsrsrsrsrs…só aceito se rolar o Prince nessa parada…o baixinho é foda!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: